São José

A Empresa . 56 Anos Participando da História de Urussanga

Veja o histórico fotográfico de nossa frota.

Montar num belo cavalo e cavalgar com elegância pelas picadas da mata e rústicas estradas há um século atrás, fascinava tanto as belas italianas quanto um bonito garoto dirigindo um veículo Mercedes ou BMW hoje em dia.

O único meio de locomoção era o cavalo, e só os mais afortunados tinham dinheiro para adquirir belas juntas de bois para usar no transporte ou fazer o trabalho mais pesado.

Uma festa de casamento, nos idos de 1896/98, durava o dia inteiro, com almoço e café da tarde, pois os convidados percorriam as distâncias a pé ou a cavalo.

Aos poucos, porém, a comunidade foi se desenvolvendo, e o primeiro veículo considerado de transporte coletivo no município, pertenceu a Paulo Zanelatto, que deu continuidade ao trabalho de seu pai.

Por vários anos Paulo transportou os urussanguenses aos municípios vizinhos, produtos, materiais e entregou correspondências, muitas vezes, vindas da distante Itália.

As dificuldades, no entanto, eram tão grandes que, muitas pessoas iam a pé para Criciuma por não poder pagar a passagem. Isso impediu que os Zanelatto pudessem ampliar a Empresa.

Anos mais tarde, em 26 de agosto de 1949, Manoel Freitas, Valdomiro Minotto e Alberto Peron (genro de Paulo Zanelatto), fazem sociedade para fundar uma empresa de transporte coletivo. Surge a Auto Viação São José Ltda.

Em 1952, ingressaram na sociedade os Srs. Victório da Ré Zanatta, Orestes Del Prato, Amélio Bez Batti, Esperidião Luiz Zanatta e Luiz Fenili.

Nessa época, a Auto Viação São José possuía três ônibus e operava em quatro linhas.

Dez anos mais tarde, em 1962, Esperidião Luiz Zanatta e Luiz Fenili eram os únicos sócios da empresa.

O crescimento da São José foi proporcional ao desenvolvimento da cidade e arredores. No decorrer dos anos, foi galgando novos horizontes, ampliando sua frota e consequentemente gerando mais postos de trabalho na região. Surgiu então a São José Turismo, uma das primeiras empresas registradas em Santa Catarina para atuar neste setor.

Hoje a São José atua no ramo de transporte urbano e intermunicipal de passageiros bem como no segmento de fretamento. Tem, 80 funcionários diretos; uma frota de 38 ônibus; opera 15 concessões (linhas) e 06 fretamentos, totalizando 120.000 Km/mês para a execução das concessões e 21.000 Km/mês para a execução dos fretamentos. Transporta em torno de 110.000 passageiros/mês, atende 18 municípios: transporta gratuitamente 5.200 idosos e professores: possui 10 agências, todas terceirizadas.

Uma história de 56 anos de trabalho, perseverança e aprimoramento, que deixa em Urussanga a marca daqueles que, corajosamente, souberam abrir caminhos da integração e do desenvolvimento.

Veja o histórico fotográfico de nossa frota .

Notícias

Menu:

Empresa Auto Viação São José Ltda.

© 2005 BonottoWeb. Todos Direitos Reservados.